quinta-feira, 19 de julho de 2012

Festival Música na Ibiapaba

O Ceará tem dado passos largos na formação musical, prova disso é o sucesso do Festival Música na Ibiapaba que, desde 1999(2004), reúne centenas de jovens aprendizes e professores renomados na cidade de Viçosa do Ceará. Este ano o Festival acontece de 21 a 28 de julho e tem o compromisso de desenvolver jovens talentos e expandir o cenário musical cearense. Viçosa do Ceará, mais uma vez, será palco do festival que, com o apoio do Governo do Ceará, tem o objetivo de acolher profissionais, educadores e estudantes de música e o público geral num evento que abre espaço para a música popular brasileira.

Foto: Divulgação
Essa ação tem beneficiado músicos e aprendizes em todo o Estado, em especial nos municípios da Serra da Ibiapaba. Em 2010, cerca de 300 alunos foram contemplados nos chamados “Casulinhos”, oficinas de iniciação musical. Antes do projeto, muitos não tiveram nenhum tipo de contato com a produção musical e hoje despertam interesse em aperfeiçoar suas técnicas. 

Professores, instrutores e maestros de todo Brasil, especialistas em diversas áreas da música, foram convidados a ministrar as oficinas dos seis núcleos pedagógicos: Musicalização, Vocal, Instrumental, Estruturação e História, Didática Musical e Projetos Especiais. Nesse ano, dois convidados internacionais comporão o corpo docente: o produtor e pianista americano Adam Faulk, que já realizou trabalhos com nomes como Billy Paul, Terrence Howard, MC Lyte, entre outros e esteve nos palcos de cidades como Munique, Paris e Tóquio e o maestro uruguaio Pablo Trindade Roballo, diretor artístico do grupo Expresso 25 em Porto Alegre, desde outubro de 1996, e do grupo vocal “Sem Contraindicação” desde 2003.

Essas oficinas servirão como base para aguçar a criatividade, descobrir talentos e criar novas formações musicais como corais, orquestras, bandas e grupos de música instrumental. Essa edição beneficiará cerca de 1.000 inscritos em 58 oficinas, divididas em 78 turmas. As grandes atrações são as novas oficinas de Percussão Corporal e Musicalidade Instintiva, Introdução a Musicoterapia, Arranjo, Harmonia e Improvisação para Violão, Didática e Repertório Coral Adulto, Regência Coral, Regência de Corais e Grupos Vocais, Atividades Lúdicas: Brincadeiras Musicais e os projetos “Mel: música e literatura na infância” e “Música e literatura – Um abraço harmonioso”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário